Polônia indica Rússia como principal provável adversário

© REUTERS / Kacper PempelSoldado polonês junto às bandeiras da OTAN, Polônia e EUA
Soldado polonês junto às bandeiras da OTAN, Polônia e EUA - Sputnik Brasil
Nos siga no
As autoridades da Polônia apresentaram sua doutrina da defesa que classifica a Rússia como o principal adversário do país.

O documento prevê a possibilidade de um conflito armado entre Moscou e esse país da OTAN. Os autores da doutrina afirmam que a "Federação da Rússia se mantém como a fonte principal de instabilidade perto do flanco oriental da OTAN, influenciando países da antiga União Soviética – Ucrânia, Bielorrússia, Moldávia e os países do Cáucaso".

Dois helicópteros militares norte-americanos Black Hawk - Sputnik Brasil
Militarização na Europa: Primeiros helicópteros dos EUA Black Hawk desembarcam na Polônia
As ameaças principais, de acordo com eles, são "a política agressiva da Rússia, que tenta reforçar suas posições violando o direito internacional, sua utilização da força e coação em relação aos outros estados, as tentativas de desestabilizar as estruturas ocidentais como a OTAN e a UE e o enfraquecimento das ligações transatlânticas".

"Os casos de utilização das forças armadas russas para alcançar objetivos políticos provoca a maior preocupação", afirmam os autores da doutrina.

As declarações sobre uma suposta ameaça por parte de Moscou aos países bálticos e Polônia já tinham sido feitas repetidamente, apesar da Rússia as ter negado, acrescentando que o país nunca vai atacar qualquer país da OTAN.

​Segundo comunicou o chefe do Ministério das Relações Exteriores Sergei Lavrov, a Aliança percebe isso perfeitamente, mas usa isso como um pretexto para instalar mais material e armamento perto das fronteiras russas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала