De acordo com a publicação, o principal tema da conversa por telefone, realizada em 29 de abril, foi a questão da resolução da crise com a Coreia do Norte. Durante a conversa, Trump expressou a satisfação de que os recentes testes de mísseis da Coreia do Norte haviam falhado, observando que "esta é uma boa notícia". Em resposta, Duterte disse que Kim Jong-un "brinca com suas bombas, seus brinquedos", acrescentando que o líder norte-coreano líder tem "problemas com a cabeça e que ele pode ficar louco", escreve o jornal.
"Nós não podemos permitir um louco com armas nucleares ficar livre. Nós temos um grande poder de fogo, maior do que o dele, 20 vezes maior, mas nós não queremos usá-lo", disse Trump, de acordo com os dados do Washington Post.
Um representante da administração de Trump reconheceu que a transcrição da conversa entre os dois líderes é precisa, mas se recusou a comentar sobre o "vazamento de um documento por um Estado estrangeiro". A publicação norte-americana informou que o documento foi recebido de um homem que quis manter o anonimato, porque o documento não foi concebido para publicação.