Rússia só volta ao G7 se devolver Crimeia aos ucranianos, diz Tillerson

© Sputnik / Evgeny Biyatov / Acessar o banco de imagensCelebrações na Crimeia
Celebrações na Crimeia - Sputnik Brasil
Nos siga no
O secretário de Estado dos EUA, Rex Tillerson, afirmou nesta quarta-feira que a Rússia deve devolver a Crimeia aos ucranianos antes de ser possível ao país retornar ao atual G7, grupo dos países mais industrializados do planeta.

“[A Rússia foi] eliminada ou retirada do grupo devido à situação na Ucrânia, então para que eles voltem será preciso lidar com a situação lá”, disse Tillerson a jornalistas. “Temos sido bastante claros com eles o que isso significa, significa avançar com o acordo de Minsk e restaurar a soberania da Ucrânia”.

Apresentação das forças de segurança da Rússia na Crimeia - Sputnik Brasil
Exercícios na Crimeia 'respondem condignamente' a ameaças ucranianas

As regiões de Donetsk e Lugansk declararam a sua independência de Kiev em 2014. O governo ucraniano respondeu pela força, enviando forças militares contra as suas regiões. No ano seguinte, os dois lados fecharam um acordo com a ajuda de França, Alemanha e Rússia.

A União Europeia e os Estados Unidos impuseram várias sanções contra os russos em razão da reanexação da Crimeia. De acordo com as forças ocidentais, o Kremlin teria interferido nos assuntos internos da Ucrânia, o que Moscou negou repetidas vezes.

O G7 foi fundado em 1975, tornando-se G8 com a entrada da Rússia em 1997. Há três anos, os russos foram retirados do bloco em razão da disputa sobre a Crimeia.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала