Em julho de 2016, na cúpula da OTAN em Varsóvia, foi tomada a decisão de instalar quatro batalhões adicionais na Lituânia, Letônia, Estônia e Polônia, um em cada país. A Grã-Bretanha, Alemanha, Canadá e os EUA ficaram responsáveis pela formação dos batalhões mencionados. Em 2017 e 2018 na Lituânia vão estar no serviço mais de 1,2 mil militares da OTAN. Neste ano no país estarão militares da Alemanha, Noruega, Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo, no ano que vem – militares da Croácia e da França.
"Chega hoje à Lituânia o equipamento militar do contingente norueguês que está ao serviço no batalhão internacional da OTAN. São cerca de 60 unidades de veículos militares, a saber: tanques Leopard, carros blindados CV-90, veículos blindados de transporte M113, veículos ligeiros e caminhões. O equipamento chega ao porto de Klaipeda na quarta-feira (24) ", informa o comunicado do Ministério da Defesa do país.
O contingente norueguês já se encontra na Lituânia, está planejado que os restantes militares cheguem ao país neste mês. No batalhão internacional da Lituânia já estão deslocados 450 militares da Alemanha, 100 – da Bélgica e 250 – da Holanda.