Trump elogiou o presidente das Filipinas e seus questionáveis métodos de combate às drogas

© REUTERS / Russia Picture ServicePresidente filipino Rodrigo Duterte junto aos soldados durante uma vista ao campo militar Tanay
Presidente filipino Rodrigo Duterte junto aos soldados durante uma vista ao campo militar Tanay - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou nesta quarta-feira as políticas de combate às drogas de seu colega filipino, Rodrigo Duterte, embora estes tenham sido criticados pelo Departamento de Estado, segundo a imprensa dos EUA.

Presidente filipino Rodrigo Duterte aponta a fotógrafos durante uma cerimônia de premiação dos trabalhadores do governo, no Palácio Malacanang, Manila, Filipinas. 19 de dezembro de 2016 - Sputnik Brasil
Líder filipino promete mais assassinatos de narcobarões
"Gostaria de felicitá-lo porque tenho ouvido sobre o seu incrível trabalho referente ao problema das drogas", disse Trump a Duterte durante uma conversa telefônica realizada no dia 29 de abril, cuja transcrição acabou sendo vazada para a imprensa nesta quarta-feira, e que foi publicada pelo site The Intercept e pelo jornal The New York Times.

Trump disse que "muitos países enfrentam esse problema". "Temos este problema, e é um grande trabalho que está sendo feito [nas Filipinas]. Eu só queria telefonar e dizer isso", explicou Trump a Duterte. 

No entanto, um relatório do Departamento de Estado dos EUA sobre os direitos humanos afirma que ocorre "desrespeito aparente do governo [das Filipinas] aos direitos humanos e às normas processuais".

De acordo com esse documento, desde que Duterte assumiu a presidência em julho do ano passado, a polícia e os vigilantes mataram mais de 6 mil pessoas suspeitas de tráfico de drogas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала