Sonda da NASA testemunha solstício em Saturno (FOTO)

CC0 / NASA/JPL / Cassini Saturn Orbit InsertionImagem artística da sonda espacial Cassini perto de Saturno
Imagem artística da sonda espacial Cassini perto de Saturno - Sputnik Brasil
Nos siga no
A sonda espacial Cassini conseguiu tirar novas fotos de Saturno e do famoso furacão hexágono, localizado no Polo Norte do planeta longínquo, no segundo dia de solstício, informa a NASA.

A Cassini se tornou testemunha do fantástico evento depois de 13 anos de viagem pelo espaço.

"Durante a segunda fase da missão Cassini — chamada de Solstício — observamos a mudança das estações de ano em Saturno. Todo o sistema muda completamente no fim do inverno e na chegada do verão, graças à Cassini tivemos a oportunidade única de admirar esse processo", declarou Linda Spilker, diretora científica da missão Cassini.

A figura de um extraterrestre em um estacionamento na cidade de Baker, estado norte-americano de Califórnia. Foto de arquivo, 10 de maio de 2015 - Sputnik Brasil
Vida extraterrestre – fantasia ou realidade? Cientistas afinal sabem a resposta
Há algumas semanas, Cassini deu início à sua última fase da vida ao se encontrar com a lua de Saturno, Titã, em 22 de abril deste ano. Sua aproximação ao satélite ajudou com que mudasse de trajeto para sair na rota de coalizão com o planeta gigante.

Em 15 de setembro de 2017, sob o comando dos engenheiros da agência, depois de uma série de 22 sobrevoos entre o planeta e seu satélite, a Cassini vai penetrar na atmosfera de Saturno, enviar as últimas informações para a Terra e se desintegrar, como uma estrela cadente, unindo-se ao planeta, o qual ela ajudou a desvendar.

© NASA . NASA/JPL-Caltech/SSI/Hampton Univ.Sonda da NASA testemunha solstício em Saturno
Sonda da NASA testemunha solstício em Saturno  - Sputnik Brasil
Sonda da NASA testemunha solstício em Saturno

Desde 2010, Cassini vem trabalhando no programa Solstício, que analisa as estações do ano de Saturno, bem como o clima do planeta.

Segundo destaca a diretora da missão espacial, LindaSpilker, "nunca teríamos conseguido observar muitas destes processos se a NASA não tivesse decidido prolongar a missão. Por exemplo, há cinco anos, no outono, observamos a atmosfera de Saturno coberta por um furacão gigantesco".

Ilustração conceptual do recém-descoberto segundo buraco negro supermassivo - Sputnik Brasil
Cientistas descobrem por acaso outro buraco negro gigante (FOTO)
Além disso, a sonda registrou como os raios solares penetram nos anéis de Saturno e seguiu as tempestades de inverno no satélite Titã, que migram do hemisfério sul para o hemisfério norte e voltam para o ponto inicial.

Mas a maior descoberta da Cassini se trata dos gêiseres de Encelado, lua de Saturno, que jorram água quente, que poderiam proporcionar o nascimento e manutenção de vida. Tal descoberta abriu os olhos da NASA quanto à importância da realização de mais uma missão espacial rumo ao planeta gigante e suas luas.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала