Na Estação Espacial Internacional podem habitar microrganismos extraterrestres

© AFP 2023 / NASA PHOTO/BWEstação Espacial Internacional (EEI)
Estação Espacial Internacional (EEI) - Sputnik Brasil
Nos siga no
Na superfície externa da Estação espacial Internacional (EEI) podem existir microrganismos de origem extraterrena, disse aos jornalistas na sexta-feira (26) a assessoria de imprensa da Roscosmos.

"Os especialistas do Instituto Central de Pesquisa e Construção de Maquinaria estabeleceram, durante o experimento cósmico Test, que a superfície da EEI pode ser um depósito temporário de biomaterial extraterreno. A própria estação é um instrumento universal para pesquisas eco-biológicas", diz o comunicado da assessoria de imprensa.

Ilustração conceptual do recém-descoberto segundo buraco negro supermassivo - Sputnik Brasil
Cientistas descobrem por acaso outro buraco negro gigante (FOTO)
Sublinha-se que o experimento Test está sendo realizado na EEI desde 2010. Ao todo, os astronautas russos coletaram 19 amostras de poeira da superfície da EEI. As amostras foram enviadas para a Terra de modo regular, o que permitiu obter dados detalhados sobre a composição química e biológica da poeira espacial.

É necessário bastante tempo para definir a origem dos microrganismos presentes na superfície da estação e esclarecer se eles "foram levados" à estação durante a montagem da construção na Terra ou se vieram do espaço, afirmam os cientistas do Instituto.

Satélite no espaço - Sputnik Brasil
Atividade inesperada de misteriosos satélites russos perturba especialistas dos EUA
O estudo dos aminoácidos presentes na superfície da estação baseia-se na análise de proporção de isótopos de carbono na sua composição. As amostras de origem espacial costumam ter mais carbono- 13C pesado, enquanto as de origem terrena — carbono-12 leve.

"No entanto, a análise de isótopos é algo complexo, pois a quantidade de partículas de cometas depositada na superfície da EEI é mínima e, por isso, os métodos convencionais não dão resultado rápido. Os especialistas russos agora estão resolvendo este problema", nota-se no comunicado.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала