"O voo de teste tinha os seguintes objetivos: verificar a capacidade de controlo e estabilidade do avião em certas velocidades e altitudes, bem como o controlo do motor. O avião iniciou a descida, imitou a manobra de aterrissagem, voltou a ganhar altitude, deu várias voltas e aterrissou. Todo o programa de voo foi cumprido. Este avião será utilizado também nos próximos testes", contou Veprev à agência.
Atualmente, para terminar o programa de voos de testes o mais rápido possível, a fábrica está montando mais três aeronaves, que serão utilizadas apenas em voos de teste, construindo ao mesmo tempo cinco aviões em série.
"Dados o programa e número de voos de teste, estão sendo montados mais três aviões. Um deles já está na seção de montagem final, em outra seção está sendo montada a fuselagem para mais um avião, em junho começaremos a soldadura e em seguida vai o terceiro avião. Ao mesmo tempo, com a montagem dos aviões de teste, estão sendo produzidos aviões em série. Isto permitirá reduzir os prazos, pois já temos encomendas de 175 aviões", acrescentou.
O MC-21 é um avião com capacidade para 150-211 passageiros, usa os novíssimos desenvolvimentos na área da construção aeronáutica, incluindo avançados equipamentos de bordo. O avião substituirá as aeronaves soviéticas tipo Tu, Yak e An. O MC-21 fez seu primeiro voo no domingo passado (28) do aeródromo da fábrica. Segundo as avaliações dos especialistas, os voos de teste do novo avião de passageiros foram bem-sucedidos.