Essas unidades serão formadas na Alemanha, Itália e Kosovo. Os especialistas vão realizar as operações de reconhecimento na Polônia, Romênia, Bulgária, países do Báltico e Kosovo, comunicou a RT.
Os detalhes do contrato foram publicados recentemente no portal das obras públicas dos EUA.
Aí já existe o grupo operacional multinacional Vostok sob comando dos EUA, é uma unidade das forças internacionais da OTAN. Este serviço de reconhecimento é criado "para ampliar o espectro das operações e apoiar os grupos de proteção das forças na Alemanha e na Itália, bem como para realizar missões extraordinárias nos Bálcãs".
O objetivo desta unidade será preparar as operações do exército norte-americano na Europa na análise das informações, planejamento e organização de operações de reconhecimento, garantia da segurança, apoio técnico e manutenção de sistemas informáticos.
Este serviço de apoio vai ser associado à direção de reconhecimento do exército norte-americano na Europa com sede em Wiesbaden, Alemanha. Esta organização coordena a atividade das unidades de reconhecimento das forças norte-americanas na Alemanha, na Itália e no Kosovo. Entretanto, o concurso indica que a zona da responsabilidade deste serviço vai abranger a Europa de Leste e "outras regiões".
No dia da publicação do contrato, o conselheiro adjunto do secretário de Estado norte-americano para a Europa e Eurásia Hoyt Brian Yee declarou que os EUA devem "acompanhar atentamente" as ações da Rússia nos Bálcãs.
A expansão do contingente militar das forças norte-americanas na Europa começou no início do ano, quando o Pentágono enviou soldados e equipamento para a Alemanha e depois os deslocou para os Países Bálticos e para a Polônia e Bulgária lançando a operação Atlantic Resolve para "conter a Rússia".