"Durante um mês e meio, no máximo — dois meses o processo de registro estará concluído e vamos começar a trabalhar", assinalou Timofeev, que deverá liderar a nova organização.
Segundo as palavras dele, a federação unirá as associações de sambo estadunidense, canadense, mexicana, peruana e venezuelana. "Já foi aberto o centro internacional de treinamento de sambo militar no México para preparar as subdivisões militares e forças policiais. Os instrutores vão vir da Rússia", destacou o esportista.
Neste centro vão treinar as subdivisões da polícia federal e forças da segurança pública do país, bem como guarda-costas das chefias policiais, declarou Timofeev.
Está em preparação, disse, o campeonato de sambo militar dos países da América Latina, onde esta modalidade é usada na preparação de policiais. "O campeonato será realizado no máximo dentro de seis meses, ainda neste ano", informou Timofeev.
Andrei Popandopulo, o presidente da Federação de Sambo de Massachusetts (EUA), explicou que o sambo militar inclui todos os elementos que estão proibidos no sambo esportivo e de combate. "Ensinamos como sobreviver em qualquer situação crítica, como se proteger em qualquer maneira", sublinhou esportista.