O progresso na construção de aeronaves torna mais complexa a sua pilotagem, pelo que é importante coletar "ao vivo" os dados sobre o funcionamento de todos os equipamentos, desde os motores até a integridade estrutural, escreve o portal científico Nplus1.
Esta é a tarefa do novo sistema. Os sensores instalados na estrutura da aeronave ou colocados sobre a fuselagem podem detectar qualquer deformação ou dano.
"Durante o voo se realiza uma análise expresso. Se, em algum momento, a tensão excede as normas estabelecidas, o piloto receberá um alerta", diz o chefe do laboratório da fundação responsável pelo invento, Andrei Nosov. Ao pousar, os dados completos podem ser analisados de modo mais detalhado.
Uma tecnologia semelhante foi testada também na Alemanha e no Japão. No país asiático, em particular, fazia parte de um ambicioso projeto de um sistema automatizado dedicado a restaurar parcialmente a manobrabilidade de uma aeronave danificada ao distribuir as "funções" de uma peça deformada pelas restantes.