A cidade mais protegida do mundo não é Washington, capital norte-americana, e, sim, Moscou, segundo artigo publicado no jornal norte-americano The National Interest. A capital da Rússia é a única cidade do nosso planeta que está embaixo do "escudo nuclear", acrescenta a edição.
Os Estados Unidos decidiram deslocar seu sistema Safeguard ao redor da base aérea militar Grand Forks no estado de Dakota do Norte, que funcionou por um curto período e logo depois foi desmontado.
"No fim das contas, entenderam que não faz sentido defender uma só região com um sistema tão caro", escreve o NI.
Enquanto isso na União Soviética a situação era outra — se Moscou tivesse sido destruída por bomba nuclear, o país perderia a oportunidade de responder ao ataque, pois todo o comando se encontrava na capital.
Isso resultou na instalação do sistema A-35, que se trata de uma rede de defesa antiaérea que garantia a segurança de Moscou em caso de guerra nuclear.
Se levarmos em consideração que o potencial nuclear de ambos os países não parou de crescer, nos anos 70 o sistema A-35 foi substituído por um mais novo — A-135. No projeto de construção de 32 instalações foi adicionado 68 novos sistemas, sendo assim, Moscou atingiu o limite de 100 instalações, acordado pelo Tratado sobre Mísseis Antibalísticos (ABM).