Revista americana listou os melhores armamentos soviéticos de todos os tempos

© Sputnik / Anton Denisov / Acessar o banco de imagensBombardeiros russos Tu-160 durante patrulhamento aéreo
Bombardeiros russos Tu-160 durante patrulhamento aéreo - Sputnik Brasil
Nos siga no
A revista norte-americana National Interest, em um artigo de Kyle Mizokami, apresentou uma lista de cinco "armamentos mais avançados", produzidos pela União Soviética.

Kalashnikov

A lista é encabeçada pelo rifle automático mais famoso do período pós-guerra, "que provavelmente matou mais pessoas, do que as bombas nucleares".

A sua principal vantagem é a combinação de balas de calibre reduzido, disparos totalmente automáticos e um corpo altamente resistente. A arma é leve, fácil de fabricar e de manusear.

No mundo todo foram fabricados 75 milhões de rifles AK-47, que continuam servindo aos exércitos e grupos armados de todos os tipos.

© AP Photo / Vladimir VyatkinGeneral Mikhail Kalashnikov, engenheiro militar russo famoso pela criação dos rifles de assalto AK-47, AKM, AK-74 e da metralhadora PK. O rifle de assalto AK-47 é o mais popular e amplamente utilizado no mundo. É conhecido por sua confiabilidade em mais diversas condições e pela facilidade no manuseio.
General Mikhail Kalashnikov, engenheiro militar russo famoso pela criação dos rifles de assalto AK-47, AKM, AK-74 e da metralhadora PK. O rifle de assalto AK-47 é o mais popular e amplamente utilizado no mundo. É conhecido por sua confiabilidade em mais diversas condições e pela facilidade no manuseio. - Sputnik Brasil
General Mikhail Kalashnikov, engenheiro militar russo famoso pela criação dos rifles de assalto AK-47, AKM, AK-74 e da metralhadora PK. O rifle de assalto AK-47 é o mais popular e amplamente utilizado no mundo. É conhecido por sua confiabilidade em mais diversas condições e pela facilidade no manuseio.

Submarinos do projeto 941 Akula

Maiores submarinos no mundo, de cumprimento superior a 172 metros e deslocamento de cerca de 23 mil toneladas, eles formavam o fundamento da contensão nuclear soviética naval. Essas máquinas de guerra eram quase três vezes maiores, do que os submarinos norte-americanos da classe Los Angeles e quase dez toneladas mais pesados do que os submarinos do tipo Ohio. 

A dianteira do submarino era equipada com 20 mísseis balísticos de combustível sólido R-39, сom dez ogivas nucleares em cada um.

União Soviética construiu seis submarinos do projeto 941 Akula. Um deles — Dmitriy Donskoi — ainda está na ativa e é utilizado em testes dos mísseis Bulava.

© AP Photo / Dmitry LovetskyUm dos maiores submarinos nucleares russos construídos ainda na época da União Soviética é o Typhoon (Akula), que continua a ser o maior do mundo com cerca de 25.000 toneladas métricas (27.500 toneladas). Visto de frente no Mar de Barents, Ártico russo, nesta fotografia de setembro de 2001
Um dos maiores submarinos nucleares russos construídos ainda na época da União Soviética é o Typhoon (Akula), que continua a ser o maior do mundo com cerca de 25.000 toneladas métricas (27.500 toneladas). Visto de frente no Mar de Barents, Ártico russo, nesta fotografia de setembro de 2001 - Sputnik Brasil
Um dos maiores submarinos nucleares russos construídos ainda na época da União Soviética é o Typhoon (Akula), que continua a ser o maior do mundo com cerca de 25.000 toneladas métricas (27.500 toneladas). Visto de frente no Mar de Barents, Ártico russo, nesta fotografia de setembro de 2001

Tanque T-55

A máquina foi construída com base no tanque T-54, com adição de uma nova torre, corpo, sistema de suspensão e um novo canhão de 100 milímetros. Segundo o jornal, o tanque oferece uma "ótima combinação de poder de fogo, proteção e mobilidade". 

Após uma série de modificações, foi criado o modelo T-55, capaz de atuar mesmo em condições de uma eventual guerra nuclear. Até o surgimento do modelo T-62, esta foi uma das armas de base do exército soviético.

No mundo, segundo diversos dados, foram fabricados de 42 a 100 mil tanques T-55. Baratos e de manutenção simples, eles ainda são utilizados por exércitos de muitos países.

© Foto / Chile Defensa/PillanFAHT-55 no Peru
T-55 no Peru - Sputnik Brasil
T-55 no Peru

Bombardeiro estratégico Tu-160

O "Cisne Branco" foi o último bombardeiro estratégico fabricado na União Soviética. O seu primeiro voo foi realizado em 18 de dezembro de 1981.

A aeronave foi desenvolvida para ser de baixa detecção, capaz de atuar à noite e em condições climáticas desfavoráveis. O comando do exército soviético esperava que Tu-160, voando em baixa altitude, pudesse romper a defesa aérea norte-americana. 

Os bombardeiros Tu-160 estão equipados com 12 mísseis de cruzeiro Kh-55.

CC BY-SA 2.0 / cryogenic666 / Um bombardeiro estratégico Tu-160
Um bombardeiro estratégico Tu-160 - Sputnik Brasil
Um bombardeiro estratégico Tu-160

Obus M-30

Durante a Segunda Guerra Mundial, esta arma foi fundamental para o exército soviético. Era barata, fácil de fabricar e muito eficiente. 

Obus de 122 milímetros, modelo de 1938, era o mais difundido na União Soviética. Em um minuto, o M-30 era capaz de lançar até 6 projéteis de 21 quilos cada, a uma distância de quase 12 quilômetros.

No total, foram produzidos mais de 19 mil obuses M-30, a maioria durante a guerra.

© Sputnik / Pavel LisitsynObus M-30
Obus M-30 - Sputnik Brasil
Obus M-30
Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала