"Estamos estudando essa possibilidade. Acho que acontecerá perto do fim deste ano, ou no ano que vem", disse a Sputnik o presidente do NDB, perguntado sobre o assunto no âmbito do Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo, que se iniciou hoje.
O NBD foi criado pelos países do BRICS em julho de 2014. A sede do banco do BRICS fica em Xangai. O principal objetivo do banco é o financiamento de projetos de infraestrutura nos países do BRICS e em países em desenvolvimento.
O Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo (SPIEF) é uma plataforma que reúne os líderes das potências econômicas emergentes e representantes de diversas organizações para identificar e deliberar sobre os desafios mais importantes com os quais a Rússia, os mercados em desenvolvimento e o mundo em geral se deparam. Ao mesmo tempo, o encontro visa estimular as comunidades e países a buscar objetivos em comum e a estabelecer estratégias para encontrar soluções que levem ao crescimento e à estabilidade.
O evento é realizado anualmente desde 1997 e, a partir de 2006, conta com o patrocínio e a participação do presidente da Federação da Rússia. A agência internacional de notícias Rossiya Segodnya é o parceiro informativo oficial do fórum.