À fragata Getman Sagaydachny, o navio-almirante da Marinha da Ucrânia, resta apenas um ano de vida útil, declarou o vice-almirante Sergei Gaiduk.
"O navio poderia servir durante mais tempo, mas seu ciclo de vida foi sendo reduzindo devido a problemas do financiamento", declarou o vice-almirante ao jornal Korrespondent.
De acordo com ele, o navio pode servir apenas 25 anos, e no ano que vem esse período termina.
Ele lembrou também que houve vários problemas com as reparações planejadas para o navio. Estas reparações se realizam uma vez a cada dois anos.
"Infelizmente, a qualidade destas reparações [feitas por uma empresa ucraniana] é muito baixa. Dos dois geradores diesel navais que reparamos recentemente, um deixou de funcionar estando ainda na garantia. Depois da falha não conseguimos repará-lo, mesmo durante o período da garantia", explicou o vice-almirante.
Ele lamentou que os salários dos efetivos da Marinha ucraniana são bem pequenos em comparação os de seus colegas russos.
Resumindo, o vice-almirante afirmou que Moscou "teria tido algo que ver" com a atual lamentável condição da Marinha de Ucrânia no momento de dividir a frota soviética há mais de duas décadas, sem especificar, contudo, como isso poderia ter afetado as políticas do Governo ucraniano quanto a obras de reparação da sua fragata.