Porta-aviões USS Gerald Ford: um navio único por um preço único

© AP Photo / Steve HelberPorta-aviões norte-americano USS Gerald R. Ford
Porta-aviões norte-americano USS Gerald R. Ford - Sputnik Brasil
Nos siga no
O porta-aviões da Marinha dos EUA USS Gerald R. Ford se tornou o mais caro porta-aviões no mundo por causa da quantidade da nova tecnologia avançada a bordo.

O especialista militar russo Vladimir Murakhovsky disse que cada porta-aviões deste tipo é um navio único e por isso o custo de produção dele aumenta cada vez mais.

USS Gerald R. Ford - Sputnik Brasil
Marinha dos EUA recebeu o navio de guerra mais caro do mundo
Segundo as declarações da Marinha dos EUA, o USS Gerald R. Ford estará pronto para entrar ao serviço só em 2020, e até esse ano vai passar por uma série de testes dos sistemas de combate e de engenharia.

Segundo o especialista, o preço tão elevado é condicionado pela originalidade da tecnologia que é produzida pela primeira vez exclusivamente para este porta-aviões. Claro que o preço do trabalho de pesquisa e projeto recai sobre cada navio.

Por exemplo, o especialista lembrou as catapultas eletromagnéticas para aceleração dos aviões, anteriormente estas catapultas eram a vapor.

"Basta examinar o uso de porta-aviões dos EUA durante a guerra de Vietnã, onde eles foram usados ativamente. Houve muitos acidentes, acontecimentos onde morreram pessoas e grandes incêndios nos navios. Sem resposta do inimigo, simplesmente por causa do uso intensivo surgem perigos graves", disse Murakhovsky à Sputnik.

Grupo de ataque dos EUA liderado pelo USS Ronald Reagan - Sputnik Brasil
TV: porta-aviões da Marinha dos EUA realizarão exercícios sem precedentes no mar do Japão
Segundo o especialista, apenas os EUA hoje em dia são capazes de construir navios deste tipo. "O Congresso dos EUA atribui o dinheiro e a sociedade americana em geral tem uma atitude bastante leal para com isso", disse.

O especialista explicou que, por os EUA serem um país com acesso a dois oceanos, eles querem dominar nos espaços marítimos. E o porta-aviões é um meio para obter essa supremacia.

A construção do USS Gerald R. Ford, que teve o início em 2009, é estimada em $ 12,9 bilhões (R$ 41,6 bilhões). A bordo deste porta-aviões podem ser embarcados até 75 aviões e helicópteros. No total, os EUA planejam construir 10 porta-aviões deste tipo.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала