O especialista militar russo Vladimir Murakhovsky disse que cada porta-aviões deste tipo é um navio único e por isso o custo de produção dele aumenta cada vez mais.
Segundo o especialista, o preço tão elevado é condicionado pela originalidade da tecnologia que é produzida pela primeira vez exclusivamente para este porta-aviões. Claro que o preço do trabalho de pesquisa e projeto recai sobre cada navio.
Por exemplo, o especialista lembrou as catapultas eletromagnéticas para aceleração dos aviões, anteriormente estas catapultas eram a vapor.
"Basta examinar o uso de porta-aviões dos EUA durante a guerra de Vietnã, onde eles foram usados ativamente. Houve muitos acidentes, acontecimentos onde morreram pessoas e grandes incêndios nos navios. Sem resposta do inimigo, simplesmente por causa do uso intensivo surgem perigos graves", disse Murakhovsky à Sputnik.
O especialista explicou que, por os EUA serem um país com acesso a dois oceanos, eles querem dominar nos espaços marítimos. E o porta-aviões é um meio para obter essa supremacia.
A construção do USS Gerald R. Ford, que teve o início em 2009, é estimada em $ 12,9 bilhões (R$ 41,6 bilhões). A bordo deste porta-aviões podem ser embarcados até 75 aviões e helicópteros. No total, os EUA planejam construir 10 porta-aviões deste tipo.