Mais cedo, foi informado que o emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani, conversou por telefone com o emir do Kuwait, decidindo este manter as relações diplomáticas com o Qatar. Após a conversa, o emir qatariano decidiu adiar seu discurso ao povo em relação à crise diplomática para dar chance às medidas mediadoras do Kuwait.
"Era planejado proferir um discurso ao povo para discutir os acontecimentos recentes, mas sua excelência foi contatada pelo emir do Kuwait e ele decidiu adiar o discurso planejado para amanhã no intuito de dar tempo a seu homólogo para que o emir do Kuwait possa agir para conter a crise", disse o ministro das Relações Exteriores do Qatar.
O ministro disse que Doha "aprecia muito" a decisão do emir Tamim bin Hamad al-Thani de adiar o discurso.
Na segunda-feira do dia 5 de junho, seis países árabes, Bahrein, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, declararam ruptura de relações diplomáticas com Qatar, acusando Doha de desestabilizar a situação no Oriente Médio e apoiar organizações terroristas. Mais tarde, as autoridades do Iêmen, Líbia e Maldivas também se ajuntaram ao corte das relações diplomáticas com o Qatar.
Nota-se que os voos aos EAU, Egito e Bahrein serão suspensos em 6 de junho, os clientes, que já compraram passagens para esse período, receberão alternativas.