A informação em questão foi transmitida para os EUA, declarou o vice-diretor do Departamento dos novos desafios e ameaças do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Dmitry Feoktistov.
"Comunicamos às autoridades norte-americanas a lista confirmada de uma série de bancos do Oriente Médio, utilizados [pelo Daesh] para depósito de dinheiro em dois países europeus", explicou Feoktistov aos jornalistas sobre os resultados da reunião com a delegação dos EUA no âmbito do grupo de desenvolvimento da luta contra lavagem de dinheiro (FATF, em inglês). Vale destacar que o grupo em questão é contra lavagem de dinheiro e financiamento de terrorismo.
Ele não especificou quais países europeus estariam envolvidos, mas sublinhou que os americanos "receberam os dados para investigação e ficaram gratos".
Ao mesmo tempo, de acordo com o diplomata russo, anteriormente, surgiram informações sobre o investimento do Daesh em imóveis em Nova York e na Turquia.
Além disso, Feoktistov comunicou que a organização terrorista está tentando "se apropriar do tráfico de drogas afegão, especialmente no norte do país, onde estão concentrados os rebeldes do Daesh", bem como o controle organizado pelos terroristas de migração de pessoas para a Europa.