"A nova tecnologia permitirá oferecer propriedades radioabsorventes praticamente para qualquer material sem alterar sua massa e outros parâmetros. Quer dizer, permite tornar invisíveis os combatentes vestidos com um uniforme comum para os radares de inteligência", comunicou um representante do consórcio russo Traktornye Zavody, que foi citado pela mídia russa.
O novo desenvolvimento dos cientistas de Saratov é diferente de outras redes e capaz de ser camuflado porque pode ser aplicado em uma grande variedade de tarefas. Além disso, permite criar capas de invisibilidade com efeito de membrana para os militares.
Anteriormente, foi divulgada a informação que o Exército russo testou o novo material de camuflagem, produzido com tecido de ferrite.
Seus fios foram entrelaçados de tal maneira que, durante a digitalização eletrônica, os contornos brancos, que cobrem o material, passaram despercebidos pelas telas de controle, mostrando somente uma mancha difusa. Ainda por cima, este material é capaz de esconder equipes em movimento.