Os autores do estudo indicam que a estrela passou despercebida até agora porque era muito fraca.
A descoberta da "estrela falida" é fruto da colaboração cidadã da NASA Backyard Worlds. Seu objetivo é encontrar estrelas anãs e outras estrelas de pouca massa no nosso Sistema Solar.
A ferramenta está ativa desde 14 de fevereiro de 2017. A anã Bob foi descoberta apenas seis dias depois de seu lançamento. Três dias mais tarde, um segundo usuário se deu conta de sua existência. Outros três usuários em seguida ajudaram a classificar a anã.
As anãs marrons, também conhecidas como "estrelas falidas", são caracterizadas por não ter massa suficiente para se tornar estrela, mas por ser suficientemente quentes para brilhar.
"As anãs marrons são surpreendentemente semelhantes a Júpiter, por isso estudamos sua atmosfera para entender como é o tempo nelas", explica Jonathan Gagné, membro do Instituto Carnegie de Washington.
A ferramenta está disponível a todos na Internet, sendo assim qualquer um pode colaborar procurando no mapa pequenos objetos planetários. Espera-se também que permita descobrir, com o tempo, o nono planeta do Sistema Solar, também conhecido como Planeta X ou Planeta 9. Os cientistas afirmam que ele não existe, mas que está escondido em algum lugar e que é maior do que Júpiter.