Todos os países da OTAN, inclusive Alemanha, França e Itália, comprometeram-se a destinar 2% do PIB para a defesa. Em 2016, segundo estimativas da OTAN, a Alemanha enviou apenas 1,19% do PIB, a França 1,78%, o Reino Unido 2,21% e a Itália 1,1%.
De acordo com a enquete, a maioria dos britânicos (54%), 44% dos franceses, 36% dos alemães e menos de um terço dos italianos, ao responder à questão se o seu país deveria aumentar gastos com a defesa até 2% do PIB, disseram que sim.
Na França e no Reino Unido, a geração mais velha considera mais do que os jovens ser necessário o aumento de gastos com defesa, ao contrário da opinião dos alemães e italianos, onde a medida é considerada necessária por mais jovens do que velhos.
Na Alemanha e na Itália, os entrevistados com formação superior, mais frequentemente do que os respondentes com nível de formação mais baixo, acreditam que não é necessário aumentar os gastos com defesa: na Alemanha,51% contra 43%, na Itália, 59% contra 51. Na França é o contrário, pois a maioria que considera a medida necessária corresponde aos entrevistados com formação superior: 55% contra 40% e 33%).
A enquete foi realizada para a agência de notícias Sputnik pela empresa IFop entre 21 e 25 de abril de 2017 na França, Alemanha, Itália e no Reino Unido. Da enquete participaram 3.203 respondentes.
O que é a Sputnik-Opinião?
É um projeto internacional de estudo da opinião pública que foi posto em prática a partir de janeiro de 2015. As conhecidas empresas Populus, forsa e IFop são parceiras do projeto. No quadro da Sputnik-Opinião são realizadas regularmente pesquisas em vários países da Europa e dos EUA sobre os temas sociais e políticos de maior atualidade.
A Sputnik é uma agência de notícias e rádio com representações e redações multimídia em dezenas de países. A Sputnik inclui sites (34 ao todo), emissões rádio analógicas e digitais, aplicativos para celular e páginas nas redes sociais. As feeds de notícias da Sputnik aparecem 24 horas em inglês, árabe, espanhol e chinês.