O Partido Conservador ganhou 318 dos 326 assentos necessários para formar uma maioria no parlamento nas eleições realizadas na última quinta-feira (8). O Partido Trabalhista conquistou 261 assentos, enquanto Partido Nacional Escocês obteve 35 lugares, os Liberais-Democratas – 12, o Partido de Independência do Reino Unido – 10, outros – 11.
"Este governo irá guiar o país através das negociações cruciais do Brexit que começam em apenas 10 dias, e cumprir a vontade do povo britânico tirando o Reino Unido da União Europeia", disse May.
Após o anúncio dos resultados preliminares das eleições, o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, exigiu a renúncia da primeira-ministra. Segundo ele, Theresa May "perdeu cadeiras conservadoras, perdeu votos, perdeu apoio e perdeu confiança". "Eu digo que isto é o suficiente para partir", declarou ele.
A primeira-ministra, no entanto, descartou a possibilidade de renunciar, afirmando que os dois partidos "têm cultivado uma forte relação durante muitos anos", dando confiança de que será possível "trabalhar juntos nos interesses de todo o Reino Unido".