As motivações por trás do ataque ainda são desconhecidas.
Segundo o Comitê de Investigação da Rússia, o atirador seria um homem de 50 anos do vilarejo de Kratovo, na área a sudeste de Moscou. Ele teria começado a atirar contra pessoas que estavam na rua, de dentro da sua casa.
Uma investigação também já foi iniciada. Os policiais cercaram a região e tentaram efetuar a prisão do atirador, identificado preliminarmente como Igor Zenkov, que teria trabalhado no Ministério de Situações de Emergência e viveria com a sua mãe, de acordo com a RT en Español.
Retirados de suas casas por segurança, os vizinhos informaram aos policiais que Zenkov era conhecido por ser uma pessoa difícil e por ter problemas mentais.
De acordo com as autoridades, três corpos foram encontrados no local e uma pessoa morreu no hospital, após ser socorrida. Além disso, quatro oficiais ficaram feridos na troca de tiros, de acordo com o Ministério do Interior russo.
“Quatro pessoas estão mortas”, informou a porta-voz da polícia regional de Moscou, Tatiana Petrova, em entrevista à RIA Novosti.
Uma transmissão que foi ao ar na TV russa mostrou o momento em que tiros puderam ser ouvidos na área da casa, que está cercada por policiais.
O atirador chegou a fugir de dentro de casa e se abrigou em outro ponto próximo. Imagens aéreas mostraram que parte da residência dele estava em chamas.
Штурм дома «кратовского стрелка». Съемки с квадрокоптера #Кратово #стрельбаhttps://t.co/8gGmb9NafW pic.twitter.com/hjLaUgTIoV
— Пятый канал Новости (@5tv) 10 de junho de 2017