A partir de agora, o uso deste símbolo da Grande Vitória na roupa ou em objetos pessoais, aplicação da fita nos carros, sua representação em cartões, cartazes e stickers, seu uso em eventos públicos e na mídia acarretará uma multa ou uma detenção administrativa.
As multas variam entre 32 e 97 dólares, ou seja, entre 105 e 320 reais, respectivamente, sendo que os objetos proibidos serão confiscados. Violações idênticas cometidos ao longo do mesmo dobrarão o valor da multa.
Entretanto, o documento não abrange os veteranos da Grande Guerra pela Pátria (parte da Segunda Guerra Mundial, compreendida entre 22 de junho de 1941 e 9 de maio de 1945, e limitada às hostilidades entre a União Soviética e a Alemanha nazista e seus aliados), cujas medalhas ou ordens incluam esta fita.
Em 2005, por iniciativa da Sputnik e um conjunto de organizações estudantis, foi lançada uma iniciativa que se mantem até hoje e consiste na distribuição maciça destas fitinhas nas ruas das cidades russas para que todas as pessoas possam se sentir ligadas à celebração nacional e prestem homenagem aos veteranos.