Washington alerta: Daesh ameaça a segurança da Arábia Saudita

© REUTERS / Hamad I MohammedStand da Saudi Aramco, companhia petrolífera da Arábia Saudita, na feira do mercado energético Petrotech 2016, em Manama, Bahrein
Stand da Saudi Aramco, companhia petrolífera da Arábia Saudita, na feira do mercado energético Petrotech 2016, em Manama, Bahrein - Sputnik Brasil
Nos siga no
O grupo terrorista Daesh representa uma crescente ameaça para a Arábia Saudita e possui potencial para desestabilizar esse país, alertou o Departamento de Estado dos EUA nesta segunda-feira, em um relatório de avaliação da segurança na Arábia Saudita Arábia.

Donald Trump durante sua visita a Riade, Arábia Saudita, 21 de maio de 2017 - Sputnik Brasil
Pentágono elogiou o papel da Arábia Saudita no combate ao terrorismo
"O ISIS [Daesh] se tornou em um potencial fator desestabilizador, com implicações diretas para a segurança do Reino. ISIS expressou a intensão de tomar o país", alegou o Conselho Consultivo de Segurança no Exterior do Departamento de Estado dos EUA (OSAC) em seu relatório.

O relatório também advertiu que a Al-Qaeda na Península Arábica permanece sendo uma preocupação de segurança, já que não abandonou o objetivo de atacar o governo saudita e as entidades ocidentais no país.

Devido à presença do Daesh, da Al Qaeda e de outros grupos extremistas, o Departamento de Estado "avaliou Riad como um local de grande ameaça de atividades terroristas direcionadas contra ou afetando os interesses oficiais do governo dos EUA", afirmou o relatório.

No entanto, o relatório elogiou a Arábia Saudita pelos recentes avanços no combate ao terror, observando que Riad realizou prisões e frustrou as tentativas do Daesh de se infiltrar no país.

"A capacidade do governo saudita de combater o terrorismo transnacional e doméstico aumentou dramaticamente", afirmou o documento.

O relatório também observou que as áreas ao longo das fronteiras com o Iraque e o Iêmen continuam perigosas, já que a instabilidade continua a se espalhar em função dos conflitos nesses países vizinhos.

Barcelona's Neymar reacts during their Spanish first division Clasico soccer match against Real Madrid at Camp Nou stadium in Barcelona, March 22, 2015 - Sputnik Brasil
Não use a camisa do Barcelona na Arábia Saudita: pode dar cadeia
Os militantes houthis do Iêmen lançaram, em diversas ocasiões, mísseis contra a Arábia Saudita, embora os projéteis tenham errado os alvos pretendidos ou foram interceptados pelos militares sauditas.

"Esta situação volátil, aliada ao aumento da imigração ilegal e do contrabando pela fronteira sul, constitui uma ameaça muito real para a Arábia Saudita", disse o relatório em referência à esses ataques.

O Conselho Consultivo de Segurança no Exterior produz relatórios regulares relativos à segurança em diversos países com objetivo de promover a cooperação de segurança entre o setor privado dos EUA e o Departamento de Estado.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала