Brexit: Macron deixa a porta aberta para o Reino Unido não deixar a UE

© REUTERS / Benoit TessierCandidato à presidência francesa Emmanuel Macron
Candidato à presidência francesa Emmanuel Macron - Sputnik Brasil
Nos siga no
O presidente francês Emmanuel Macron disse nesta terça-feira que as portas da União Europeia (UE) permanecem abertas para o Reino Unido permanecer no bloco, enquanto as negociações para o Brexit não forem concluídas.

“As portas, é claro, ainda estão abertas desde que as negociações de Brexit tenham sido concluídas, mas uma decisão soberana de deixar a UE foi tomada e eu respeto essa decisão”, afirmou Macron, em conferêncoa conjunta com a primeira-ministra britânica Theresa May.

O presidente da França ressaltou ainda que tal cenário seria muito difícil de ser revertido tão logo as negociações para a saída dos britânicos do bloco europeu tenham início. E Macron declarou que gostaria que o processo começasse o quanto antes entre as partes.

Homem cruza a área de Bogside, na Irlanda do Norte, no dia 22 de março de 2017, quando foi enterrado Martin McGuiness, um dos ex-comandante do grupo terrorista Exército Republicano Irlandês (IRA, na sigla em inglês) - Sputnik Brasil
Por que o Brexit e a aliança de May podem reabrir velhas feridas na Irlanda?

Apesar da indicação do francês, Theresa May voltou a reforçar que a linha do tempo para o Brexit está “em curso” e que as conversações deverão começar na próxima semana. O posicionamento é o mesmo que ela passou no fim de semana à primeira-ministra alemã Angela Merkel.

Macron e May estiveram juntos em Paris para um jantar oficial, antes de acompanharem juntos ao amistoso entre as seleções da França e da Inglaterra, na capital francesa.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала