Amizade depois de mais sanções: EUA embrulharam-se nas relações com a Rússia

© REUTERS / Kevin LamarqueRex Tillerson testifies during a confirmation hearing
Rex Tillerson testifies during a confirmation hearing - Sputnik Brasil
Nos siga no
Em geral, Washington trata a Rússia com muito equilíbrio. Eles se esqueceram de felicitar pelo dia nacional, o que não foi muito cortês. Mas falaram a respeito das novas sanções. Pelo menos desta vez não se esqueceram!

Já há muito tempo que um dos temas mais discutidos continuam sendo as sanções contra a Rússia. A mídia americana escrevia que os democratas e republicanos já chegaram a acordo que as sanções são necessárias e as discordâncias só surgiram na discussão do grau de dureza. Houve bastantes projetos com propostas de sanções de diferentes níveis.

As solenidades dedicadas ao aniversário 105-o do dia de nascimento de Kim Il-sung, Pyongyang, Coreia do Norte - Sputnik Brasil
Rex Tillerson: EUA estão prontos para negociações diretas com Coreia do Norte
Só o secretário do Estado Rex Tillerson esteve contra esta loucura. Ele fez alusão que os aliados e parceiros dos EUA na Europa, Ásia e Oriente Médio pedem a Washington para melhorar suas relações com a Rússia. De acordo com as palavras de Tillerson, também os americanos não estão contra essa abordagem. Claro que no âmbito da competição entre projetos de sanções isso não soou muito lógico. Porém, provavelmente, as sanções ajudarão a se tornarem amigos, a se conhecerem melhor e a começarem colaborando.

Até o secretário de Estado opina que a colaboração é necessária. Ele considera que as relações não podiam ser piores, mas a Rússia não consegue colaborar de acordo com os interesses americanos. Talvez, porque a Rússia tem os seus. Mas Washington não gosta disso. O governo estadunidense nem sequer felicitou Moscou pelo Dia da Rússia. Isso aconteceu pela primeira vez.

Não está claro o que americanos quiseram mostrar através deste fato. Eles explicaram o seu silêncio assim: durante a presidência de Trump não vão enviar mais felicitações através de comunicados. Elas serão publicadas no site. Ou seja, se quiserem ser felicitados – abrem o site, busquem e leiam. É assim que os EUA querem melhorar as relações.

Maria Balyabina para o serviço russo da Rádio Sputnik

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала