Já há muito tempo que um dos temas mais discutidos continuam sendo as sanções contra a Rússia. A mídia americana escrevia que os democratas e republicanos já chegaram a acordo que as sanções são necessárias e as discordâncias só surgiram na discussão do grau de dureza. Houve bastantes projetos com propostas de sanções de diferentes níveis.
Até o secretário de Estado opina que a colaboração é necessária. Ele considera que as relações não podiam ser piores, mas a Rússia não consegue colaborar de acordo com os interesses americanos. Talvez, porque a Rússia tem os seus. Mas Washington não gosta disso. O governo estadunidense nem sequer felicitou Moscou pelo Dia da Rússia. Isso aconteceu pela primeira vez.
Não está claro o que americanos quiseram mostrar através deste fato. Eles explicaram o seu silêncio assim: durante a presidência de Trump não vão enviar mais felicitações através de comunicados. Elas serão publicadas no site. Ou seja, se quiserem ser felicitados – abrem o site, busquem e leiam. É assim que os EUA querem melhorar as relações.