Peça de artilharia soviética que 'pode ameaçar a OTAN' aparece na Síria

© Sputnik / Vladislav Belogrud / Acessar o banco de imagensPeça de artilharia 2S9 NONA durante uma inspeção no Distrito Militar Central
Peça de artilharia 2S9 NONA durante uma inspeção no Distrito Militar Central - Sputnik Brasil
Nos siga no
Recentemente, foram publicadas imagens de um obus autopropulsado soviético 2S9 NONA, que poderia pertencer ao Exército da Síria, de acordo com várias fontes.

Avião Su-34 levanta voo na base aérea de Hmeymim, Síria - Sputnik Brasil
Tudo o que você precisa saber sobre a vida na base russa de Hmeymim na Síria
Anteriormente, não havia nenhuma informação de que a Síria pudesse ter em seu serviço o obus 2S9 NONA. Porém, as insígnias na parte dianteira da peça de artilharia indicam a possibilidade de o obus pertencer precisamente a este país árabe.

Desenvolvido na URSS nos anos 70 do século passado, o 2S9 NONA foi apresentado ao público em 9 de maio de 1985, durante o desfile militar realizado na Praça Vermelha em Moscou.

​Após observar a nova arma, várias mídias ocidentais dedicaram diversos artigos ao 2S9 NONA, nos quais afirmaram que esta peça de artilharia soviética poderia representar "um potente golpe contra a retaguarda da OTAN".

O 2S9 NONA foi desenhado se baseando no veículo blindado de transporte de tropas BTR-D e pode combinar as funções de canhão, obus e morteiro.

​O obus está equipado com um canhão de 120 milímetros 2A51 e é capaz de conduzir combates inclusive contra tanques. A peça pesa mais de 8 toneladas e tem um alcance de 12,8 quilômetros.

Atualmente, o 2S9 NONA é considerada uma peça de artilharia única, desenhada especialmente para apoiar as Forças Aerotransportadas em combate.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала