"O vice-secretário de Estado, John J. Sullivan, viajará na segunda-feira, 19 de junho, a Cancún, no México, para representar os Estados Unidos na reunião da Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos. O Secretário de Estado continuará seus esforços para diminuir as tensões Na região do Oriente Médio, através de reuniões em pessoa e conversas telefônicas com o Golfo e líderes regionais ", afirmou o comunicado.
Em 5 de junho, a Arábia Saudita, os Emirados Árabes Unidos, o Bahrein e o Egito romperam relações diplomáticas com Doha e interromperam todas as comunicações com o Qatar, acusando-o de apoiar o terrorismo e de interferir em assuntos internos. Mais tarde, as Maldivas, as Ilhas Maurício e a Mauritânia também anunciaram a interrupção das relações diplomáticas. Jordânia e Djibouti reduziram o nível de suas missões diplomáticas, assim como Senegal, Níger e Chade, que retiraram seus embaixadores.
Desde que a crise estourou, Tillerson realizou mais de uma dúzia de telefonemas e participou de várias reuniões presenciais em uma tentativa de resolver a disputa, disse o Departamento de Estado, acrescentando que o secretário de Estado continuaria esses esforços.