O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, já expressou sua profunda preocupação com a situação em Portugal e elogiou "a coragem dos bombeiros" no seu Twitter. Além disso, o político europeu afirmou que o mecanismo de proteção civil da UE já foi ativado e fará questão de ajudar ao país lusitano.
My thoughts are with the victims in #Portugal. I commend the bravery of the firefighters.EU civil protection mechanism activated & will help
— Jean-Claude Juncker (@JunckerEU) 18 de junho de 2017
O respectivo mecanismo da União Europeia ajuda a coordenar as ações de 34 países (países-membros da UE, bem como a Macedônia, Islândia, Montenegro, Noruega, Sérvia e Turquia) em desastres naturais.
Vale destacar que, em agosto do ano passado, Portugal também evidenciou incêndios florestais violentos na mesma zona, bem como na cidade do Funchal, que fica na ilha da Madeira. Na época, os bombeiros do Ministério das Emergências da Rússia, equipados com aviões anfíbios Be-200 russos, chegaram ao país para ajudar Portugal a combater a calamidade, recebendo elogios do premiê António Costa.