Segundo turno das legislativas francesas registra baixo comparecimento eleitoral

© AFP 2023 / CHRISTOPHE ARCHAMBAULT / POOL /Presidente francês Emmanuel Macron vota no segundo turno das eleições legislativas, em 18 de junho de 2017
Presidente francês Emmanuel Macron vota no segundo turno das eleições legislativas, em 18 de junho de 2017 - Sputnik Brasil
Nos siga no
Neste domingo (18), na França começou o segundo turno das eleições parlamentares, sendo que a votação está decorrendo com um comparecimento extremamente baixo.

Até ao meio-dia em Paris (7h00 horário de Brasília), o comparecimento no segundo turno das eleições parlamentares à Assembleia Nacional francesa somou uns 17,75%, comunica o Ministério do Interior do país.

O primeiro turno das eleições parlamentares, que decorreu há uma semana, também evidenciou uma taxa de comparecimento extremamente baixa, nomeadamente, de 48,71%.

O presidente francês Emmanuel Macron vota em um ds círculos eleitorais na comuna Le Touquet-Paris-Plage, no âmbito do primeiro turno das legislativas em 11 de junho de 2017 - Sputnik Brasil
Abstenção ultrapassa 50% nas eleições legislativas francesas
Para comparar, em 2012, no segundo turno das legislativas, ao meio-dia já tinham votado 21,41% dos eleitores, em 2007 — 22,89%, sendo evidente o declínio da atividade eleitoral da população.

No primeiro turno das eleições atuais, o movimento de Macron, La République en Marche!, e seus aliados do partido Movimento Democrático obtiveram 32,3% dos votos, o partido Os Republicanos ficou com 15% e a Frente Nacional da ex-candidata presidencial Marine Le Pen obteve 13,2%.

No primeiro turno, foi possível determinar o vencedor (que tenha obtido mais de 50%) apenas em 4 circunscrições, sendo que os restantes serão escolhidos na atual etapa da votação, na qual basta ganhar apenas uma maioria simples.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала