De acordo com o Le Monde, o crescimento foi de 254%. Em 2015, 385 cidadãos do Reino Unido solicitaram a nacionalidade francesa. Em 2016, esse dado pulou para 1.363. A estatística é a última prova de que muitos britânicos descontentes com a saída do seu país da União Europeia estão buscando uma forma radical de continuar fazendo parte do bloco.
Também neste mês, o Escritório Federal de Estatísticas da Alemanha anunciou que 2.865 britânicos se tornaram cidadãos alemães em 2016, alta de 361% em relação ao ano anterior.
Além de França e Alemanha, cidadãos do Reino Unido também têm buscado muito passaportes irlandeses, de forma que a demanda aumentou tanto que as autoridades da Irlanda tiveram que contratar mais funcionários no setor de imigração para lidar com esse público.
Enquanto isso, o número de pedidos de passaporte britânico dentro da União Europeia cresceu mais de um terço em 2016, uma vez que os imigrantes tentam cruzar o Canal da Mancha antes das mudanças previstas pelo governo, que pretende dificultar a entrada de estrangeiros no país após o Brexit.