Como destacou para a Sputnik Dari o deputado do parlamento afegão, Baktash Siavash, este erro do Pentágono não é surpreendente, pois os norte-americanos na realidade não sabem nada sobre o Afeganistão.
"Americanos cometeram erro estupido não apenas na escolha de uniforme para militares afegãos, eles erram em tudo: na escolha de amigos e inimigos para Afeganistão, no apoio aos líderes do país. Eles possuem uma visão errônea sobre a sociedade afegã", lamentou o deputado.
Segundo ele, este problema surge devido ao fato de que os EUA não tomam em consideração os erros das forças estrangeiras, que já estavam no Afeganistão. Os Estados Unidos acham que podem contar com qualquer um que fale inglês.
O deputado acrescentou não ser possível ver mudanças, pois tudo o que fazem os americanos, todo dinheiro "investido" no país, nunca foi visto ou usado onde deveria ser usado.
"Durante mais de 10 anos, os EUA, destruindo tudo ao seu redor, erraram muito sem dar algum exemplo às forças afegãs. Ao contrário, eles deixaram a capacidade de combate das Forças Armadas mais fraca. Francamente, se os americanos deixarem o Afeganistão de uma hora para outra, as forças locais não conseguirão confrontar o inimigo mesmo que por algumas horas", concluiu o político afegão.