Modernização do exército: por que República Tcheca é vítima de caprichos dos EUA

© Sputnik / Valeriy Melnikov / Acessar o banco de imagensSistema de mísseis Buk
Sistema de mísseis Buk - Sputnik Brasil
Nos siga no
Está agora em curso o reequipamento do exército da República Tcheca. O Ministério da Defesa do país comunicou que em breve será realizada a substituição dos sistemas de mísseis balísticos soviéticos por análogos ocidentais.

Caças F-16 da Força Aérea da Polônia, foto de arquivo - Sputnik Brasil
Tensões no Báltico: OTAN cometeu 'erro perigoso' tentando pressionar Rússia
Entre os pretendentes para entrar em serviço no exército tcheco estão peças produzidas nos EUA, na Alemanha, em Israel ou por um consórcio europeu. O observador militar Viktor Litovkin disse à Sputnik República Tcheca que provavelmente serão os americanos quem ganhará este contrato de fornecimento muito vantajoso.

O especialista sublinhou que a República Tcheca precisa realmente de renovar seus sistemas de mísseis balísticos, porque os sistemas Kub, que agora estão em serviço, foram fornecidos ainda na época do Tratado de Varsóvia.

"Os EUA não permitirão que a República Tcheca decida de forma independente quem vai fornecer os novos sistemas", sublinha Viktor Litovkin.

Tropas da OTAN participam dos exercícios militares na Polônia - Sputnik Brasil
Quantos grupos táticos da OTAN estão instalados perto da Rússia? Ministro russo responde
Por exemplo, os sistemas russos Buk-M2, Buk-M3 ou Tor-M2 são mais baratos do que os análogos ocidentais e mais eficazes em termos táticos e técnicos. O material militar russo é bem conhecido na República Tcheca, ainda existem especialistas que estudaram na Escola Militar de Mísseis Antiaéreos de Minsk.

"Mas o exército tcheco hoje se orienta pelos padrões da OTAN. Ao mesmo tempo, os EUA não vão ceder o seu mercado de armas à Rússia, eles estão tentando substituir os produtores de armamentos russos na Europa", disse o observador militar.

Este reequipamento do exército, que custará à volta de 19 bilhões de euros (ou seja, R$ 70,7 bilhões), está decorrendo no país por causa do "ambiente político instável e por causa da ameaça militar crescente da Rússia".

"Não existe nenhuma ameaça militar russa à República Tcheca, [a Rússia] não vai entrar em guerra com ninguém. Eles assustam os países da OTAN com Moscou para obrigá-los comprar mais armamentos", disse o especialista.

Um complexo S-300 está a mostra no fórum militar internacional EXÉRCITO 2016 perto de Moscou, em 6 de setembro de 2016 - Sputnik Brasil
Que surpresa! Rússia está disposta a exportar armas aos países da OTAN
Viktor Litovkin lembrou que o presidente dos EUA, Donald Trump, chegou ao poder prometendo criar postos de trabalho para seus cidadãos. A sua exigência para os países-membros da OTAN aumentarem seus gastos com defesa é mesmo uma garantia de compra de material militar norte-americano. Dessa forma, ele quer garantir lucros adicionais ao complexo militar-industrial dos EUA e novos empregos para os americanos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала