Twitter é 'campo de combate' entre Trump e México

© AFP 2023 / Omar TorresBandeira mexicana perto da cerca que separa o México dos Estados Unidos, em Tijuana, estado de Baja California
Bandeira mexicana perto da cerca que separa o México dos Estados Unidos, em Tijuana, estado de Baja California - Sputnik Brasil
Nos siga no
Na tarde da quinta-feira (22), o Ministério das Relações Exteriores do México respondeu à mensagem do presidente dos EUA, Donald Trump, publicada em sua página no Twitter, pedindo para ele dar um basta nas acusações em meio ao crescimento do tráfico de drogas.

Mais anteriormente, Donald Trump escreveu em seu Twitter que o México é considerado o segundo país mais violento do mundo, depois da Síria, devido ao número de mortes:

"A maior razão é o tráfico de drogas. Vamos construir a muralha", declarou o presidente norte-americano.

Forças de segurança na cidade de Monterrey, no México, onde, segundo a imprensa local, pelo menos 30 pessoas morreram em um motim na prisão de Topo Chico (Arquivo) - Sputnik Brasil
México se tornou o segundo país mais violento do mundo
De acordo com a chancelaria mexicana, o país vem, sim, enfrentando o problema da violência, mas não ocupa o segundo lugar entre os países do mundo de acordo com estatísticas da ONU, ao contrário disso, o México está muito longe de ser um dos mais violentos.

"Na própria América Latina, países tais como Honduras, Bolívia, Venezuela, Belize, Colômbia e Brasil mostram índices de mortes de 90,4, 53,7, 44,7, 30,8 e 25,2, respectivamente, a cada 100 mil pessoas, enquanto que no México esse índice é de apenas 16,4", diz o comunicado do MRE mexicano.

O ministério acredita que a principal razão da violência é exatamente o tráfico de drogas, mas esse problema atinge não só o México, onde há oferta, mas os EUA, onde há procura.

"Para que [nossas ações] sejam eficientes, devemos parar de trocar acusações. Esperamos continuar trabalhando com o governo dos EUA na luta contra circulação ilegal de drogas, baseando-se nos princípios de responsabilidade partilhada, trabalho de comando e confiança mútua."

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала