Mais anteriormente, Donald Trump escreveu em seu Twitter que o México é considerado o segundo país mais violento do mundo, depois da Síria, devido ao número de mortes:
Mexico was just ranked the second deadliest country in the world, after only Syria. Drug trade is largely the cause. We will BUILD THE WALL!
— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) 22 de junho de 2017
"A maior razão é o tráfico de drogas. Vamos construir a muralha", declarou o presidente norte-americano.
"Na própria América Latina, países tais como Honduras, Bolívia, Venezuela, Belize, Colômbia e Brasil mostram índices de mortes de 90,4, 53,7, 44,7, 30,8 e 25,2, respectivamente, a cada 100 mil pessoas, enquanto que no México esse índice é de apenas 16,4", diz o comunicado do MRE mexicano.
O ministério acredita que a principal razão da violência é exatamente o tráfico de drogas, mas esse problema atinge não só o México, onde há oferta, mas os EUA, onde há procura.
"Para que [nossas ações] sejam eficientes, devemos parar de trocar acusações. Esperamos continuar trabalhando com o governo dos EUA na luta contra circulação ilegal de drogas, baseando-se nos princípios de responsabilidade partilhada, trabalho de comando e confiança mútua."