Schwarzenegger visitou Macron em Paris e a pauta da conversa girou em torno de temas ambientais, como a discussão sobre energias limpas voltadas ao futuro.
Antes do fim do encontro, o ator gravou um vídeo curto com Macron e postou nas suas redes sociais. Nele, Schwarzenegger começa dizendo que estava com Macron, “um grande líder”.
Após comentar o tema do encontro, Macron aparece e diz a seguinte frase:
“E agora nós vamos nos pronunciar juntos para fazer o planeta grande de novo”, afirma Macron.
I was truly honored to meet with President @EmmanuelMacron about how we can work together for a clean energy future. He's a great leader. pic.twitter.com/MSoxjIruup
— Arnold (@Schwarzenegger) 23 de junho de 2017
A frase faz clara referência ao lema de campanha do presidente norte-americano Donald Trump (“fazer a América grande de novo”), e vem semanas após o republicano retirar os Estados Unidos do Acordo Climático de Paris, alegando que ele era danoso aos interesses de Washington.
Tanto Macron quanto Schwarzenegger condenaram a decisão de Trump. O presidente francês, inclusive, chegou a convidar a comunidade científica norte-americana para se mudar para a França, a fim de prosseguir as suas pesquisas a respeito das mudanças climáticas no mundo.
O líder francês também posou como antagonista no recente encontro de líderes em Bruxelas, quando apertou por segundos a mais a mão de Trump – enquanto ambos posavam para fotos – e ignorou o presidente dos EUA ao dar preferência a cumprimentos da alemã Angela Merkel.
Já Schwarzenegger foi criticado por substituir Trump no reality show ‘O Aprendiz’, o qual, com o ator, teria sido um fracasso de audiência, ponderou o presidente dos EUA em mais de uma ocasião. O ex-governador da Califórnia revidou e sugeriu que ambos “trocassem de lugar”, para que o país tivesse “um presidente de verdade”.
Resta saber se Trump responderá à “trolada” dos dois em suas redes sociais.