A sonda Opportunity da agência espacial está estudando a borda de uma cratera para descobrir novas pistas sobre os processos que espalharam pedras pelo solo do planeta.
A nova foto, tirada logo depois do "passeio" da Opportunity pelos terrenos marcianos, mostra uma paisagem muito semelhante a uma praia na Terra. Os cientistas suspeitam que a água pode ter desempenhado um importante papel no transporte das numerosas rochas que se encontram nesta zona.
Os investigadores acreditam que a região poderia ter abrigado um lago situado no topo da cratera, servindo esta de escoadouro. O cume no topo do vale é caracterizado por uma ampla gama de rochas. Além disso, a oeste, há alguns pedaços pequenos de rochas em torno uma pequena cova. De acordo com os especialistas, o local pode ter sido um canal de drenagem há milhares de milhões de anos atrás.
Ray Arvidson, pesquisador da Universidade de St. Louis, disse que sua equipe tenta determinar se as rochas do fundo da cratera Endeavour se formaram no local ou se foram transportadas de fora.