Rússia irá observar maiores exercícios militares da Suécia - Aurora 2017

© REUTERS / TT News Agency/ Soren AnderssonMilitares das Forças Armadas da Suécia na ilha de Gotlândia, Suécia
Militares das Forças Armadas da Suécia na ilha de Gotlândia, Suécia - Sputnik Brasil
Nos siga no
O governo da Suécia tomou a decisão de convidar observadores da Rússia para assistirem aos exercícios militares suecos Aurora 2017, a realizar de 11 a 29 de setembro, diz o comunicado oficial do gabinete de ministros.

"Os países banhados pelo mar Báltico, incluindo a Rússia, estão sendo convidados [para os treinamentos] junto com outros países que têm interesses na região", diz o comunicado publicado na segunda-feira (26).

O comunicado sublinha que isso corresponde às regras do documento aprovado pela Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) em Viena em 2011. Os convites serão enviados à Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Canadá, Letônia, Lituânia, Holanda, Noruega, Polônia, Rússia, Reino Unido, Alemanha, EUA e Bielorrússia.

Caça russo Sukhoi Su-33 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil
Suécia: caça russo escolta avião militar, voando a uma distância inaceitável
Os próximos exercícios militares são considerados os maiores treinos militares a serem realizados nos últimos 20 anos na Suécia e também únicos para o país, pois serão realizados no mar, no ar e em terra. As plataformas principais dos treinos serão Estocolmo e seus arredores, a Gotlândia e Gotemburgo. Planeja-se que irão participar cerca de 40 instituições civis e 19,5 mil militares suecos. Além disso, 1,5 mil militares estrangeiros de vários países tomarão parte nos treinamentos.

A Suécia expressou a esperança que observadores suecos também sejam convidados para assistir às manobras conjuntas da Rússia e Bielorrússia Zapad 2017.

"Deveriam convidar observadores, na verdade são treinamentos muito grandes, além disso, ao mesmo tempo serão realizados nossos treinamentos, seria lógico convidar observadores e mostrar abertura para fortalecer a confiança e segurança", declarou o ministro sueco da Defesa, Peter Hultqvist.

Caça JAS 39 Gripen - Sputnik Brasil
Suécia apresenta seu caça de combate mais moderno (VÍDEOS)
Entretanto, mais cedo o Ministério da Defesa da Rússia declarou que todos os anos o país convida a mídia para a cobertura dos treinamentos e irá continuar a convidá-la. Por sua vez, o Ministério da Defesa da Bielorrússia esclareceu que os convites serão enviados com 50 dias de antecedência.

Os treinamentos Zapad 2017 terão lugar entre 14 e 20 de setembro deste ano. Dos treinamentos, que serão realizados em território bielorrusso, participarão cerca de três mil militares russos e 280 peças de equipamento militar.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала