"Após uma semana de operações científicas bem-sucedidas no âmbito do experimento do painel solar flexível, as tentativas de recolhê-lo acabaram em fracasso. A equipe de controle da missão da EEI [Estação Espacial Internacional] se reuniu na segunda-feira (26) e tomou a decisão de desprender o ROSA do extremo do braço robótico da estação, onde permanecia desdobrado por completo conforme a sua configuração normal", diz-se no site da organização.
Originalmente, estava previsto que o painel regressaria à Terra no início de julho no cargueiro espacial Dragon (Dragão), que no momento é a única nave espacial capaz de transportar cargas da estação à Terra.
After a successful week of Roll Out Solar Array research, ROSA is jettisoned after the array failed to retract. https://t.co/9drcEknqKt pic.twitter.com/nI6FxHnHYK
— Intl. Space Station (@Space_Station) 26 de junho de 2017
O ROSA, de menor tamanho em comparação com os painéis utilizados atualmente na EEI, foi desenvolvido com o objetivo de abastecer de energia grandes naves espaciais em missões no espaço longínquo, inclusive em viagens a Marte.