Diversas centrais sindicais e movimentos sociais convocaram paralisações nesta sexta-feira (30) em todo o país contra as reformas trabalhista e da Previdência do governo de Michel Temer. As manifestações também pedem a saída do presidente.
Em São Paulo, centenas de manifestantes ocuparam o aeroporto de Congonhas, em ato puxado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
A Polícia Militar acompanha o ato, que, por enquanto, segue pacifico. Não há bloqueios na região do Aeroporto de Congonhas (@RBandeirantes) pic.twitter.com/q7hjhXjEui
— Rádio Trânsito (@radiotransitofm) 30 de junho de 2017
Greve geral: grupo se reúne no saguão do aeroporto de Congonhashttps://t.co/3xasU90BPG pic.twitter.com/5dKO09olbu
— Metro Jornal SP (@MetroJornal_SP) 30 de junho de 2017
Em Belo Horizonte o dia começou sem o funcionamento do metrô e com bloqueio em grandes avendias da cidade. Algumas estradas foram ocupadas com pneus queimados.
Greve geral: BH fica sem metrô e protestos fecham vias em Minas https://t.co/8wmWVPSHnS pic.twitter.com/gO8ELgZ9H9
— Portal UAI (@portaluai) 30 de junho de 2017
Estradas também foram fechadas em Pernambuco em manifestação liderada pelo Movimento Sem Terra (MST).
BR 408 TRAVADA
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) 30 de junho de 2017
Em Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, o trancamento foi realizado por militantes do @MST_Oficial #GrevePorDireitos pic.twitter.com/lN5nAEBpvV
Estados como Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo e o Distrito Federal tiveram registros de manifestações no começo do dia.
#GrevePorDireitos| 250 pessoas fecham a BR 101 em Teixeira de Freitas. 💪✊👊 pic.twitter.com/Wwp7NOR93k
— Voz do Movimento (@VozdoMovimento) 30 de junho de 2017
As manifestações deste 30 de junho, no entanto, devem ser menos intensas do que a convocação da greve geral de 28 de abril, visto que em alguns estados não houve ampla adesão.