Anteriormente, ambas as seleções, que aspiravam à vitória e estavam a poucos passos dela, foram derrotadas nas semifinais pelo Chile e Alemanha, respectivamente.
O primeiro período acabou com empate por zero a zero, sendo que o grande goleiro da seleção mexicana Ochoa acabou por salvar o pênalti garantido à equipe lusitana no 16º minuto do jogo.
Já na segunda parte, o México puxou para trás após que o craque Luís Neto realizou um chamado autogolo no 54º minuto da partida.
O placar já parecia estar decidido, quando o célebre Pepe inesperadamente marcou no primeiro minuto do tempo adicional, o que levou a mais dois períodos de 15 minutos.
Já na primeira parte do prolongamento, Portugal acabou saindo líder no placar na sequência de um pênalti. O segundo golo foi marcado por Adrien Silva que conseguiu derrotar a defesa brilhante do goleiro Ochoa depois do mexicano Layún ter tocado a bola com a mão.
Provavelmente, a disputa pelo terceiro lugar não foi algo que ambas as equipes realmente desejassem nesta competição, porém, para ambas esta foi uma última oportunidade de demonstrar plenamente seu potencial antes do grande evento do próximo ano — a Copa do Mundo de 2018, que também se dará na Rússia.
Desta vez, Portugal mostrou mais perseverança e determinação e, pelos vistos, também se vai emprenhar em conquistar a taça de campeão em 2018.