Durante seu discurso, durante a cerimônia de abertura da escultura, Gorbachev lembrou do esforço conjunto dos dois países quando, na segunda metade dos anos 1980 "em parceria com as lideranças dos EUA e de outros países conseguimos nós afastar do precipício e por um fim na Guerra Fria". Na época, destacou o ex-presidente, foram firmados os acordos, com a base nos quais, até o presente momento, já foram liquidados mais de 80% do arsenal nuclear, fabricado durante a corrida armamentista.
"O mundo ficou livre do medo, sob o qual viveu por décadas. Tenho certeza de que isso foi uma grande conquista para todos, e não vitória de um dos lados. Esse pensamento era compartilhado pelo presidente Reagan e pelo presidente Bush-pai, com o qual, mas de uma vez, discutimos esses acontecimentos nos anos que se seguiram", disse estadista, cujo discurso foi publicado no site da Fundação Gorbachev.
"Não foi culpa nossa, o fato dos EUA terem decidido anunciar a vitória na Guerra Fria, em vez de constatar a conquista comum", destaca Gorbachev.
Ele afirma que é preciso lembrar disso, mas que "o mais importante neste momento é fazer todo o possível para superar o perigoso impasse atual".