Um exemplo disso, de acordo com Hawking, foi a decisão de Trump em retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris, que obriga os países-membros a reduzir as suas emissões de gases para frear o aquecimento global, algo que pode criar condições inóspitas aos humanos.
“Estamos perto do momento crítico quando o aquecimento global se tornará irreversível. O que Trump poderia fazer é que a Terra acabe como Vênus, com temperaturas de 250 graus e as chuvas de ácido sulfúrico”, disse o astrofísico à rede britânica BBC.
Hawking já pontuou recentemente que os seres humanos devem explorar até mesmo o espaço em busca de um novo lar, já que a Terra caminha para se tornar insustentável à humanidade, esta ameaçada pela falta de medidas mais eficazes contra o aquecimento global.
O astrofísico também se mostrou pessimista quanto à possibilidade da humanidade resolver os seus conflitos, a fim de salvar o planeta e a si mesma.
“Temo que a evolução tenha incorporado ganância e agressão no genoma humano. Não parece que os conflitos vão diminuir e o desenvolvimento de tecnologias militares e armas de destruição em massa podem levar ao desastre”, completou Hawking.