Agora a CNN foi acusada de ameaçar e de chantagear o criador do meme da luta livre.
O programa investigativo da CNN, KFile, dirigido pelo jornalista Andrew Kaczynski, descobriu a identidade do usuário do Reddit, que seria o autor do meme, "HanA ** holeSolo", e tentou entrar em contato com ele. O criador do meme, que segundo a imprensa teria somente 15 anos de idade, pediu desculpas no Reddit, afirmando não defender a violência contra a mídia. De acordo com a CNN, ele entrou em contato com a equipe do KFile e pediu para preservar a sua identidade.
A CNN declarou que não publicará sua identidade "porque ele é um cidadão privado, que emitiu uma extensa declaração de desculpas", acrescentando que "a CNN reserva-se ao direito de publicar sua identidade se algo mudar em sua postura".
#CNNBlackmail
Após o caso vir ao público, a hashtag #CNNBlackmail [CNNchantagem em iglês] começou a ganhar popularidade no Twitter. A postura da emissora foi questionada e muitos criticaram a CNN por passar do ponto.
O fundador da WikiLeaks, Julian Assange, por exemplo, acusou a rede de "chantagear um cidadão", afirmando que isso "não é jornalismo" e que se "Trump foi baixo, e a CNN foi mais baixo ainda".
When Trump goes low CNN goes lower: threatens to dox artist behind "CNN head" video if he makes fun of them again https://t.co/Ka4R1fFEWa pic.twitter.com/82eWSmWtLf
— Julian Assange (@JulianAssange) 5 de julho de 2017
Assange também apontou uma série de leis que, segundo ele, a CNN teria violado, incluindo coerção, segundo o código penal de Nova York, bem como desrespeto à 1 Emenda da Constituição norte-americana.
E, como não podia deixar de ser, uma nova série de memes envolvendo a emissora saiu do forno da internet.
Pelo visto, o tiro saiu pela culatra
"CNN: Vejam, o criador do meme pediu desculpas"
CNN: "Look, even the creator of the gif is apologising…" #CNNBlackmail pic.twitter.com/rXk34Kj77e
— Paul Blank (@TheLocalGod) 5 de julho de 2017
"Hey CNN, gostou do meu meme? Vai me chantagear também?"
Hey @CNN, do you like this meme? Will you blackmail me? #CNNBlackmail #CNNisISIS pic.twitter.com/st0b2TnlbQ
— Ian Brottman (@IanBrottman) 5 de julho de 2017
"CNN faz propaganda durante metade do ano, Trump provoca eles, então eles chantageiam um rapaz de 15 anos, e agora #CNNBlackmail está nos trends. Feliz 4 de julho!
— Lucian B. Wintrich (@lucianwintrich) 5 de julho de 2017
"Venha CNN, me chantageia!"
— IAmSilky🇺🇸🇭🇺 (@IAmVerySilky) 5 de julho de 2017
E até a internet brasileira está começando a se interessar pelo assunto…
— RENOVA (@RenovaMidia) 5 de julho de 2017
A velha imprensa precisa de RENOVAção! pic.twitter.com/eK6poVXBUX
#releasethekraken