Pyongyang conduziu nesta terça-feira o seu primeiro teste considerado bem sucedido com um ICBM, o Hwasong-14, a partir da base aérea de Panghyon, que anteriormente não era associada ao lançamento de mísseis.
De acordo com o porta-voz do Pentágono, capitão Jeff Davis, o tipo de míssil “nunca antes visto” que foi testado pelos norte-coreanos não assustam as Forças Armadas norte-americanas.
“Temos confiança na nossa habilidade de nos defendermos contra a ameaça limitada, a ameaça que acaba de nascer”, comentou Davis, citando o sistema antimísseis dos EUA, recentemente testado com sucesso em maio, em uma simulação no Pacífico.
De acordo com Davis, o país se adiantou no desenvolvimento de uma defesa contra uma arma que a Coreia do Norte vem desenvolvendo, justamente para impedir qualquer surpresa. Ainda segundo o porta-voz do Pentágono, o país pode abater mísseis de vários tipos.
Davis mencionou ainda que Pyongyang está “claramente trabalhando” no desenvolvimento do seu ICBM, mas que o país asiático precisa demonstrar que a arma possa, por exemplo, reentrar na atmosfera terrestre de maneira “tática e estratégica”.
Após o lançamento, o Hwasong-14 voou aproximadamente 933 quilômetros em 39 minutos, atingindo uma altitude de 2.802 quilômetros, informou a televisão estatal da Coreia do Norte.