"Tal como outros crocodilos gigantes do Jurássico, o Razana (ou Razanandrongobe sakalavae, de nome científico) era capaz de lutar contra dinossauros gigantescos, até mesmo com aqueles que se encontravam no topo da cadeia alimentar", explica Cristiano Dal Sasso, do Museu de História Natural de Milão.
De acordo com os paleontólogos, os primeiros dinossauros surgiram há 240 milhões de anos no fim do período Triássico. Os crocodilos gigantes eram os principais adversários dos dinossauros.
Os primeiros restos do Razana – alguns dentes e uma parte do maxilar – foram encontrados em 2006, mas isso não foi suficiente para determinar a espécie. Só 11 anos depois os cientistas conseguiram encontrar mais detalhes sobre o gigante.
O Razana era um animal enorme: podia atingir um comprimento de 7-10 metros e pesar mais de uma tonelada, possuindo dentes com mais de 5 centímetros, informa um artigo da revista PeerJ. Mais do que isso, o crocodilo tinha um focinho largo, o que significa que o Razana era um réptil terrestre e tinha hábitos alimentares iguais aos dinossauros – ele travava uma verdadeira luta pela sobrevivência entre os predadores.