Os cientistas do Instituto Nacional de Antropologia e História do México descobriram com ajuda de computadores um túnel embaixo da famosa Pirâmide da Lua na cidade de Teotihuacan, no México. Supõe-se que antes pudesse ser ornada com objetos rituais.
¿Imaginas un túnel de 10 metros de profundidad en la Pirámide de la Luna de #Teotihuacán? Tal vez sea una realidad. pic.twitter.com/PLWo5pyb0v
— ANTONIO CHAVEZ ACM (@ACM01985) 5 de julho de 2017
"A descoberta confirmou que os habitantes da Teotihuacan, ao construírem seus templos gigantescos, seguiam o mesmo modelo. Estas instalações tinham por objetivo imitar o mundo inferior", conta a arqueóloga Veronica Ortega.
O túnel é de 103 metros de comprimento e, no momento, os cientistas estão analisando a possibilidade de realizar escavações na área.
A Pirâmide da Lua é a segunda maior pirâmide na cidade de Teotihuacan. A cidade experimentou seu apogeu no século II D.C., mas passados 500 anos a cidade foi misteriosamente destruída e todos os seus habitantes desapareceram. Atualmente, as famosas pirâmides de Teotihuacan (a 50 quilômetros da Cidade do México) atraem diariamente milhares de turistas.