O Egito também mostra seu interesse pela produção da Uralvagonzavod. Estão sendo realizadas negociações para criação de uma fábrica de montagem de T-90S/SK no território deste país, comunica o jornal Rossiyskaya Gazeta.
Após a deterioração das relações entre Cairo e Moscou, os tanques soviéticos foram substituídos pelos Abrams norte-americanos.
Não é surpreendente que o interesse, não só pelo T-90, mas também pelo T-72, está aumentando em todas as partes do mundo.
Espera-se que em 2017 o Vietnã receba 64 tanques T-90S/SK, o Iraque – 73 tanques, a índia vai completar o seu contingente de T-90S com os mais modernos T-90SM., acrescenta o Rossiyskaya Gazeta.
Mas quais são as caraterísticas do T-90SM que atraem os potenciais clientes? Com um peso de mais de 40 toneladas, este tanque atinge facilmente a velocidade de 70 km/h, tem uma grande manobrabilidade e possui uma blindagem confiável.
O blindado tem um dos mais recentes e modernos sistemas de direção, com muitos elementos adotados do T-14 Armata, o tanque também possui dois potentes aparelhos de ar condicionado.
A popularidade do material blindado russo é comprovada pelo concurso, que ganha cada vez mais popularidade, chamado “Biatlo de Tanques”, realizado na Rússia. Nos primeiros jogos participaram as tripulações de apenas quatro países – Armênia, Bielorrússia, Cazaquistão e Rússia.
Em 2016, representantes de 17 países chegaram à povoação de Alabino, onde foi realizado o concurso. Neste ano, militares de mais de 20 países participarão dos jogos militares que não têm análogos no mundo.