Uma fonte militar da Crimeia comunicou à agência Sputnik sobre esta deslocação. Anteriormente fora comunicado que a fragata russa Admiral Essen, do projeto 11356 (o mesmo projeto da fragata Admiral Grigorovich) entrou em serviço da Frota do Mar Negro, depois de realizar uma navegação em torno da Europa e efetuar lançamentos de mísseis contra posições do Daesh (grupo terrorista, proibido na Rússia e muitos outros países) na Síria. Depois da chegada a Sebastopol, a tripulação teve vários dias de férias.
"A fragata está equipada com mísseis Kalibr e integrará o assim chamado grupo de ataque. A tripulação vai passar muitos treinamentos para rechaçar ataques a partir de terra, do ar e do mar. A tripulação se encontra permanentemente em prontidão de combate, incluindo as armas e equipamentos", disse a fonte.
A fragata está equipada com mísseis de cruzeiro Kalibr-NK, com mísseis defensivos Shtil-1, com um complexo de artilharia A-190, para além de outros sistemas de foguetes e torpedos. Pode igualmente transportar um helicóptero Ka-27 ou Ka-31.