No início deste domingo, combatentes da unidade antiterrorista das forças armadas iraquianas hastearam a bandeira nacional nas margens do rio Tigre, na parte histórica de Mossul. O primeiro-ministro iraquiano, Haidar al Abadi, chegou na cidade momentos depois e felicitou as forças armadas pela vitória sobre o Daesh.
Premier @HaiderAlAbadi annuncia la liberazione di Mosul. Una sconfitta decisiva per #Daesh. Impegno italiano per stabilizzare #Iraq continua
— Paolo Gentiloni (@PaoloGentiloni) 9 de julho de 2017
"O primeiro-ministro Haider al-Abadi anunciou a libertação de Mossul, a derrota final do Daesh. Os compromissos italianos para estabilizar o Iraque continuam em vigor", disse Gentiloni no Twitter.
A operação para libertar a cidade começou em outubro de 2016. Em junho, o comando iraquiano anunciou o início de uma ofensiva às últimas fortificações de Daesh na parte histórica de Mossul. A operação envolveu forças especiais do exército, a policia federal, forças de reação rápida e as Forças Armadas do Iraque.
Na semana passada, Abadi declarou a recaptura da Mesquita Al Nuri, que simbolizava os militantes Daesh e o fim do chamado califado islâmico.